terça-feira, 2 de abril de 2013

Inspirações e Adaptações

       O Dresscode (código de vestimenta) de cada evento acaba sendo o ponto principal em toda a caracterização do mesmo. É através do Dresscode escolhido que se verifica a época homenageada, e não o contrário. Isso porque, talvez, se vestir como as pessoas da época se vestiam, seja a melhor maneira de realmente entrar num personagem, entrar no clima proposto pelo evento. Todos os outros aspectos envolvidos (cenografia, culinária, local, etc) acabam sendo acessórios à esta ferramenta principal: a veste.

       Notem que a expressão correta é "dress code", na língua inglesa. Preferimos utilizar a palavra "dresscode" mais pelo símbolo que ela representa do que por sua tradução literal.

       Os eventos que realizamos, até então, mal podiam ser chamados de Vitorianos, para sermos sinceros, pois, o Dresscode escolhido era bem amplo, de forma que o picnic na verdade se caracterizava como Histórico. Usamos o nome Vitoriano apenas como uma forma de nos aproximar e homenagear eventos do tipo, mais antigos que os nossos, que acontecem pelo Brasil e, antes daqui, pela Europa.

       Seja como for, em nossos eventos vocês sempre verão as seguintes indicações no Dresscode: Inspirações e Adaptações. Mas o que exatamente elas significam?

       Talvez vejam também a indicação Releituras, mas, isso é assunto para outra postagem.

       Em primeiro lugar, por mais que desejemos homenagear uma época específica, de vez em quando (como é o caso do Picnic Medieval 2013), sempre optamos por deixar uma margem de escolha para os participantes, tanto para os casos dos que não se identificam tanto com a época homenageada quanto para os que encontram dificuldades de recriar um traje purista. Por isso, muitas vezes misturamos algumas épocas, mais parecidas com a homenageada em questão, e sempre abrimos espaço para as Inspirações e Adaptações.

       Chamamos de Inspirações as vestimentas que seguem o estilo da era homenageada, mas, não necessariamente se adequam a todos os detalhes da mesma. Como exemplo, podemos usar o cinema e os seriados de TV, que muitas vezes se baseiam num período da história humana para criar suas histórias, mas, elas não se passam exatamente naquele período.

       O Senhor dos Anéis é um ótimo exemplo, pois, a Terra Média, cenário da história, em muito se assemelha à nossa Idade Média, porém, se trata de um mundo de fantasia, com seres e situações que não existem no nosso mundo real. E esses seres e outros personagens acabaram por receber vestimentas próprias, inspiradas na nossa Idade Média.

(imagens retiradas de pesquisa no Google, referentes aos filmes O Senhor dos Anéis e O Hobbit)

       Outro bom exemplo de Inspiração é a série Game of Thrones, cujas vestimentas são baseadas na moda da Idade Média, porém, com algumas diferenças ainda mais marcantes, e essas diferenças são percebidas também na arquitetura dos prédios da série.

(imagens retiradas de pesquisa no Google, referentes à série Game of Thrones)


       A loja Belladonna, parceira do Picnic Vitoriano BH, também usou esse tipo de inspiração, na criação de alguns de seus looks.



       Outra loja parceira do Picnic Vitoriano BH, a Herr Strom, também possui essa inspiração em algumas de suas peças.

 (Fonte: herrstrom.com.br)


       Todas essas inspirações que usamos como exemplo são referentes ao período Medieval e outros próximos. Posteriormente, faremos outras postagens com inspirações referentes a outros períodos.


       Chamamos de Adaptações as criações feitas pelos participantes do evento, tanto quando estes confeccionam suas próprias peças, porém, sem o rigor de se adequarem aos detalhes do período homenageado, quanto quando compram ou alugam peças que, além de serem apenas baseadas numa época específica, misturam outros elementos de vestimentas históricas, atuais e subculturas.

       Um exemplo muito comum que temos visto é a busca em homenagear a subcultura gótica, vejam alguns exemplos abaixo, da mistura entre o estilo gótico e a moda medieval, dentre outros conceitos.
       É importante ressaltar que houve um período da Idade Média chamado pelos historiadores da moda de período Gótico. Porém, aqui estamos falando das características da subcultura atual.

       

(peças da loja Belladonna, com inspiração no Gótico e no Medieval - belladonnaloja.com.br)


       Outro exemplo de adaptação muito legal nos foi enviado recentemente, pelo grupo Picnic Vitoriano de Porto Alegre. É um tutorial sobre como customizar uma camisa básica atual para se aproximar de uma túnica medieval masculina.

Material:

- camiseta básica de algodão (maior que seu tamanho normal)- galão (fita decorada, encontrada em qualquer loja de armarinho ou aviamentos)
- tesoura
- fita métrica
- linha de costura e agulha ou cola quente
OBS.: camiseta e cinto foram comprados na Renner.



       É isso aí, pessoal, não tem motivo pra ficar em casa! Caso você não possa ou não queira adquirir ou confeccionar um traje puramente condizente com a época do evento, as Inspirações e Adaptações podem te ajudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe sua opinião!